As barragens têm um papel fundamental nas ações de amenização dos efeitos da seca e melhoria da qualidade de vida do homem do campo. São responsáveis pelo armazenamento da água, e perenização dos rios com a finalidade de abastecimento humano e animal nos períodos de seca e fonte de energia renovável.
A maior parte dos impactos provenientes de obras de barragens pode ser evitada pela adoção de métodos e técnicas de engenharia adequada. Isso ocorre, em geral, para todos os impactos que se referem à etapa de implantação.
Em função do porte da obra, alguns impactos podem apenas ser compensados. As barragens proporcionam também a irrigação das terras e a piscicultura, possibilitando o aumento da renda da população local. Preocupada com esse contexto, a Hojuara atua em diversas etapas da construção de uma barragem:
- Levantamento Planialtimétrico Cadastral da bacia de inundação
- Locação do corpo da barragem
- Locação de obras civis
- Marcação e nivelamento de canais de irrigação.
Uma das obras em destaque foi o Estudo de Viabilidade da Barragem no Rio Formoso e Javaé para irrigação de lavouras de arroz na região próximo a ilha do bananal, onde foram levantados 3.400 hectares.
Outro aspecto relevante e considerado pela HOJUARA é a questão da avaliação prévia dos impactos de empreendimentos hídricos, parte importante no processo de concepção do sistema, de formulação e seleção de alternativas e de elaboração e detalhamento do projeto. Assim sendo, a Hojuara realiza a avaliação da viabilidade técnica de um projeto hídrico, alinhando os critérios ambientais e econômicos.